quarta-feira, 29 de setembro de 2010

MARP convida:

Arte e política: outros olhares / Exposição paralela à 29ª Bienal Internacional de São Paulo – Adriana Varejão, Albano Afonso, Antonio Manuel, Carlos Garaicoa, Cildo Meireles, Dora Longo Bahia, Doris Salcedo, Emmanuel Nassar, Ernesto Neto, Evandro Carlos Jardim, Francesc Torres, Karin Lambrecht, Leda Catunda, Leonilson, Luiz Zerbini, Marcia Xavier, Milton Machado, Nino Cais, Nuno Ramos, Patrícia Furlong, Paulo Bruscky, Pazé, Regina Silveira, Renata Lucas, Rosangela Rennó, Ulisses Garcez, Valeska Soares, Vik Muniz e Wagner Morales.
Curadoria Regina Teixeira de Barros.
No MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto, dia 01/10/2010, às 20:30 horas.

Sabrina Sato

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Recomendo


Richard Williams

Richard Williams (19 de março de 1933 em Toronto, Ontario) é um animador, director e produtor canadiano. É conhecido por ter trabalhado como director de animação no filme Quem enganou a Roger Rabbit? e O ladrão de Bagdá, a qual não foi terminada. Ademais animou alguns créditos de filmes; seus trabalhos mais importantes são os créditos de What's New, Pussycat? (1965), The Charge of the Light Brigade (1968). Também animou à personagem A pantera rosa nos últimos filmes.

Sua Carreira:

Começou seu trabalho como animador em Walt Disney Productions e depois em United Productions of America durante os anos 40, onde aprendeu de vários animadores como Chuck Jones, Ken Harris, Milt Kahl e Art Babbitt. Emigrou a Espanha e depois a Inglaterra em 1955. Em 1958 produziu o trabalho que fomentou sua carreira, The Little Island, o qual foi nominada a uns BAFTA. Depois de trabalhar durante os anos 60, dirigiu o ganhador do prêmio Oscar A Christmas Carol (1971), o filme Raggedy Ann & Andy: A Musical Adventure (1977) e o ganhador do Emmy Ziggy's Gift (1982). Ademais trabalhou como director de animação em Quem enganou a Roger Rabbit? (1988) onde ganhou dois prêmios Oscar por seu trabalho. Escreveu o livro, "The Animator's Survival Kit", publicado em 2000.

A animação é sem dúvida uma das áreas mais fascinantes do cinema, e Richard Williams, com seus 40 anos de atuação na indústria, é um dos maiores especialistas dessa atividade, ligando à clássica animação a mão com a tecnologia da animação computadorizada. Este livro traz os princípios que devem ser seguidos por todo animador, do iniciante ao mais experiente.

Logo abaixo existe um link que leva ao livro completo em formato em pdf.
http://www.mediafire.com/?2hzyoyy02gz

domingo, 26 de setembro de 2010

IV Semana de Quadrinhos da UFRJ

A IV Semana de Quadrinhos da UFRJ é uma realização da Universidade Federal do Rio de Janeiro, através da Escola de Belas Artes (EBA) e da Escola de Comunicação (ECO), em parceria com o SESC-Rio, pela filial de Madureira.

O evento acontece dos dias 27 de Setembro à 1º de Outubro de 2010, com entrada franca, em 3 pontos diferentes: Fundão (Reitoria/EBA), Madureira (SESC) e Botafogo (Campus Praia Vermelha).

O evento contará com palestras de profissionais da área, oficinas ministradas por artistas renomados e contará com stands de revistas em quadrinhos independentes e fanzines. Em paralelo às oficinas, teremos mesas de bate-papo, para trocar idéias sobre tudo relacionado a HQ.

Este ano homenageamos Angelo Agostini, quando rememoramos 100 anos de seu legado. Agostini foi um importante artista gráfico italiano que veio para o Brasil na adolescência e se tornou um dos percussores da charge e dos quadrinhos mundiais, e o primeiro desenhista a dar uma referência nacional para a caricatura brasileira.

Algumas atrações:

Profissionais da área aplicam oficinas de Roteiro, Fanzine e Humor gráfico, passando para o público as técnicas e manhas para realização de um trabalho competente.


Bate-papo com Denis - A oportunidade de interação entre o público e profissionais para conversar sobre litaralmente tudo relacionado a quadrinhos. Também uma boa chance para iniciantes divulgarem sua produção.

Mais informações em:

Twitter: http://twitter.com/semanahqdaufrj

Blog: http://semanadequadrinhosdaufrj.blogspot.com/


sábado, 25 de setembro de 2010

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Noel Rosa

Noel Rosa. 2° Versão

Doodle 4 Google

…Toda criança terá uma escola
…Vamos plantar mais árvores que prédios
…Os políticos serão super-heróis
E você, o que pensa sobre o futuro do Brasil?
Solte a imaginação e participe da competição Doodle4Google.

Você já reparou que em diversos eventos o Google costuma brincar com o seu logo?
Chamamos esse logo especial de "Doodle".
O Google então decidiu abrir esta brincadeira para estudantes de 6 a 15 anos e permitir que seus desenhos apareçam no lugar do logo.

Esta competição é chamada de Doodle4Goodle e mais de 300 mil alunos já participaram ao redor do mundo.

Agora chegou a sua vez!
Pela primeira vez o logo do Google será desenhado por um estudante brasileiro.

O tema da primeira edição é "O Brasil do Futuro".
Solte a criatividade e desenhe sua versão do logo do Google mostrando o que você espera do futuro do Brasil.

O seu desenho pode parar na página inicial do Google Brasil e você pode ganhar:
Uma bolsa de estudos de R$ 30 mil reais
Um computador
Uma sala Google na sua escola!
Para ajudar-nos na difícil escolha do desenho vencedor, contamos com uma lista de Jurados Especializados na arte de desenhar. Cartunistas e ilustradores consagrados nos ajudarão a escolher os finalistas desta competição e participarão da cerimônia de premiação em Dezembro.

Para saber como participar, acesse a opção "Como Participar" do menu ao lado.
Além de ter o seu desenho na página inicial do Google Brasil, nós também teremos alguns prêmios muito especiais para o ganhador e sua escola. Saiba mais na opção "Regras e Prêmios".

Ao participar você e o Google ajudam a construir o futuro do Brasil pois cada desenho recebido, vamos plantar uma árvore*.




* até 100 mil árvores

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Semana Cliente

Linha de desenvolvimento de ilsutrações.

Prêmio lista 44 pinturas escolhe a pior obra de arte Australiana


Helen Ronda, do Museum of Particularly Bad Art --algo como "Museu de Arte Particularmente Ruim"-- tenta imitar a pose de uma das 44 pinturas que disputam o Itchyball Prize este ano, em Melbourne. O prêmio homenageará a pior obra de arte no que se refere a falta de conhecimento técnico, anormalidade, pobreza e mau gosto. O prêmio é uma brincadeira com o Archibald Prize, famoso evento australiano que premia os melhores retratos (20/09/2010)




domingo, 19 de setembro de 2010

Noel Rosa

Noel Rosa nasceu de um parto muito difícil para sua mãe, em que o uso do fórcepsumadoença feita pelo médico que causou-lhe um afundamento da mandíbula que o marcou pela vida toda. Criado no bairro carioca de Vila Isabel, primeiro filho do comerciante Manuel Garcia de Medeiros Rosa da professora Martha de Medeiros Rosa, Noel era de família de classe média, tendo estudado no tradicional Colégio São Bento.

Adolescente, aprendeu a tocar bandolim de ouvido e tomou gosto pela música — e pela atenção que ela lhe proporcionava. Logo, passou ao violão e cedo tornou-se figura conhecida da boemia carioca. Entrou para a Faculdade de Medicina, mas logo o projeto de estudar mostrou-se pouco atraente diante da vida de artista, em meio ao samba e noitadas regadas à cerveja. Noel foi integrante de vários grupos musicais, entre eles o Bando de Tangarás, ao lado de João de Barro (o Braguinha), Almirante,Alvinho e Henrique Brito.

Em 1929, Noel arriscou as suas primeiras composições, Minha Viola e Toada do Céu, ambas gravadas por ele mesmo. Mas foi em 1930 que o sucesso chegou, com o lançamento de Com que roupa?, um samba bem-humorado que sobreviveu décadas e hoje é um clássico do cancioneiro brasileiro. Essa música ele se inspirou quando ia sair com os amigos, a mãe não deixou e escondeu suas roupas, ele, com pressa perguntou: "Com que roupa eu vou?" Noel revelou-se um talentoso cronista do cotidiano, com uma sequência de canções que primam pelo humor e pela veia crítica. Orestes Barbosa, exímio poeta da canção, seu parceiro em Positivismo, o considerava o "rei das letras". Noel também foi protagonista de uma curiosa polêmica travada através de canções com seu rival Wilson Batista. Os dois compositores atacaram-se mutuamente em sambas agressivos e bem-humorados, que renderam bons frutos para a música brasileira, incluindo clássicos de Noel como Feitiço da Vila e Palpite Infeliz. Entre os intérpretes que passaram a cantar seus sambas, destacam-seMário Reis, Francisco Alves e Aracy de Almeida.

Noel é 100

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Silêncio, ação e Gravando.

Nesta quinta feira (16 de setembro de 2010), tive o enorme prazer de me divertir dentro dos estúdios da TV Record Rio (Rec Nov – Estúdios de gravações das minisséries e novelas da TV Record). Foi uma tarde divertida com os funcionários naquela belíssima casa. Valeu aos inúmeros amigos conquistados a cada traçada.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Sabrina Sato

Pintura: Corel Painter 11
Sabrina Sato Rahal (Penápolis, 4 de fevereiro de 1981) é uma atriz, humorista,cantora e repórter brasileira de ascendências libanesa e japonesa, conhecida por suas participações nos programas Big Brother Brasil e Pânico na TV.[1]

Sabrina Sato

Processo de pintura digital de Sabrina Sato.

Nesta aplicação fui direto às camadas de pintura sem esboço.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Surpresas no ritmo do Rock and roll


Não haveria melhor expressão para representar a minha surpresa logo pela manhã. Devido à postagem de 5 de setembro de 2010 com a caricatura do rei do Rock: Elvis Presley. Fui surpreendido pelo número de visitas dos norte americanos. Creio pelos inúmeros fãs e sua concentração ali então. Valeu pela visitas. E viva o rock and roll.!

domingo, 5 de setembro de 2010

Elvis Presley

Pintura Digital.
Programa usado: Corel Painter 11

Elvis Aaron Presley[1] (East Tupelo, Mississippi, 8 de janeiro de 1935Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um famoso músico e ator, nascido nos Estados Unidos da América, sendo mundialmente denominado O Rei do Rock, também conhecido pela alcunha de Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular. A crítica especializada reconhece seu expressivo ganho, em extensão, com a maturidade; além de virtuoso senso rítmico, força interpretativa e um timbre de voz que o destacava entre os cantores populares, sendo avaliado como um dos maiores e por outros como o melhor cantor popular do século 20.[2]

Elvis tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX.[3] Entre seus sucessos musicais podemos destacar "Hound Dog", "Don't Be Cruel", "Love me Tender", "All Shook up", "Teddy Bear", "Jailhouse Rock", "It's Now Or Never", "Can´t Help Falling In Love", "Surrender", "Crying In The Chapel", "Mystery Train", "In The Ghetto", "Suspicious Minds", "Don't Cry Daddy", "The Wonder Of You", "An American Trilogy", "Burning Love", "My Boy" e "Moody Blue". Na Europa, canções como "Wooden Heart", "You Don't Have To Say You Love Me", "My Boy" e "Moody Blue" fizeram sucesso. Particulamente no Brasil, foram bem-sucedidas as canções "Kiss Me Quick", "Bossa Nova Baby", "Bridge Over Troubled Water".

Após sua morte, novos sucessos advieram, como "Way Down" (logo após seu falecimento), "Always On My Mind", "Guitar Man", "A Little Less Conversation" e "Rubberneckin". Trinta anos depois de morrer, Presley ainda é o artista solo detentor do maior número de "hits" nas paradas mundiais e também é o maior recordista mundial em vendas de discos em todos os tempos com mais de 1 bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo

Madonna Erótica

Experimento.
Espátula sobre papel.
Tinta acrílica.
Tamanho: 21 x 30 cm

sábado, 4 de setembro de 2010

CONCURSO "NOEL É 100!"

CONCURSO "NOEL É 100!"

O INSTITUTO MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA é uma entidade sem fins lucrativos, com certificação de OSCIP. Está localizado em Niterói, na Rua Maestro Felicio Toledo 500 gr 502 e o e-mail para contato é noel@memoriamusical.com.br.
A principal atividade do IMMUB é a pesquisa: Atualmente o Instituto mantém o mapeamento e catalogação de 100 mil discos produzidos no Brasil. Isto equivale a aproximadamente 600 mil fonogramas e 90 mil compositores. Pesquisa inédita e exclusiva no Brasil, sem similar no resto mundo.
No ano do centenário de nascimento de Noel Rosa, decidimos homenageá-lo com a produção de um livro, luxuosamente editado e ricamente ilustrado com 40 caricaturas e charges sobre a sua vida e a sua época e para fazer isso da forma mais democrática possível, criamos um concurso destinado à todos os artistas, profissionais ou amadores, que desejem ver a sua obra participando deste importante elemento de preservação da nossa cultura.

REGULAMENTO
O concurso cultural denominado “NOEL É 100!” (doravante simplesmente o “Concurso”) é promovido pelo Instituto Memória Musical Brasileira – CNPJ 02.946.761/0001-66 (“Promotora”) e regido conforme o seguinte regulamento (“Regulamento”).

1) Do Concurso
a) O Concurso tem por objetivo selecionar 30 obras, entre caricaturas, charges ou cartoons que irão compor, em conjunto com 10 obras de cartunistas convidados e textos de pessoas ligadas à música brasileira, um livro, luxuosamente editado, que servirá como referência futura sobre a vida e a obra de Noel Rosa, além de comemorar o centenário de seu nascimento.
b) A participação neste Concurso é voluntária e gratuita, não existindo qualquer intervenção direta ou indireta dos fatores pagamento ou sorte, nem vinculação à aquisição de qualquer produto e/ou serviço pelos Participantes (abaixo definidos). A realização deste Concurso está de acordo, portanto, com o disposto no artigo 3º, inciso II, da Lei 5.768/71 e no artigo 30 do Decreto nº 70.951/72.

2) Da Participação
a) O envio de um trabalho constitui a sua incrição no Concurso e a aceitação integral deste Regulamento. Deve ser feito exclusivamente pela WEB através de formulário específico no endereço eletrônico noel100.com.br e deverá obedecer ao tamanho padrão de 30cm (largura) x 27cm (altura) na resolução de 300 d.p.i. e formato de arquivo JPEG (No máximo, 3 Mb por trabalho).
b) A Promotora se reserva o direito de desclassificar para seleção, os trabalhos que não atingirem nível de qualidade para reprodução. Ex.: Scan de baixa qualidade, escuro demais, claro de mais; Manchas; etc.
c) As inscrições são gratuitas.
d) Podem participar artistas profissionais ou amadores de qualquer nacionalidade, com idade acima de 15 anos. Empresas não poderão participar do concurso, somente pessoas físicas.
e) Não poderão participar deste Concurso os funcionários da Promotora, bem como seus familiares em primeiro e segundo graus.
f) Não há número máximo de trabalhos por participante.
g) Os trabalhos não precisam ser inéditos mas é vedada a inscrição de obras selecionadas ou premiadas em outros Festivais ou Mostras ou que tenham os seus direitos autorais pertencentes a outra pessoa ou organização.
h) Os direitos autorais sobre eventuais textos e imagens pertencem aos respectivos autores mas estes concordam em ceder todo o material enviado ao acervo da Promotora que poderá utilizá-lo para:
* Promoção do evento, em qualquer meio de comunicação, público ou privado;
* Exposição do trabalho em exibições;
* Publicação em livro, revista ou qualquer outro meio impresso;
* Apresentação em qualquer meio audio-visual;
Em qualquer dos casos acima, o autor sempre será mencionado.
Os casos omissos serão avaliados pela Promotora.

3) Das Obras
a) Podem concorrer obras a cores ou em preto e branco, realizadas por qualquer meio, incluindo o computador.
b) Deverão obedecer aos seguintes temas:
i) CARICATURA: A imagem de Noel Rosa.
ii) OUTROS (o concorrente deverá explicar a intenção da sua obra no campo “Observações”, no ato da inscrição):
(1) Sátira de acontecimentos da época de Noel Rosa em que ele estivesse envolvido. Sua imagem é obrigatória mas pode apresentar um ou mais personagens envolvidos. Ex.: Noel Rosa e Vadico, Noel Rosa e Aracy de Almeida, Noel Rosa e Wilson Batista, Noel Rosa e o Bando de Tangarás.
(2) Expressão em imagens das letras de Noel Rosa.
(3) Criação de um paralelo entre as letras de Noel Rosa e os dias atuais.

4) Dos prazos:
a) Período de inscrições: 16 de agosto a 25 de setembro de 2010.
b) Divulgação dos selecionados (no site noel100.com.br): 10 de outubro de 2010.
c) Exposição, Premiação e Lançamento do Livro: Em data a ser divulgada posteriormente.

5) Da Seleção:
a) A Promotora constituirá uma Comissão de Pré-seleção que indicará os trabalhos que concorrerão à premiação.
b) A Comissão Julgadora será constituída por membros de notória competência e à ela compete a atribuição dos prêmios.
c) As decisões da Comissão Julgadora e da Comissão de Pré-seleção serão soberanas e irrecorríveis.

6) Da Premiação
a) Do 30º ao 4º lugar: Publicação da obra no livro "Noel é 100!".
b) Do 10º ao 4º lugar: Medalhas.
c) Do 3º ao 1º lugar: Publicação com destaque no livro "Noel é 100!, troféu, divulgação e prêmios no valor de:
1º lugar: R$ 3.000,00
2º lugar: R$ 2.000,00
3º lugar: R$ 1.000,00
d) Não haverá distinção entre as categorias na seleção ou premiação.

7) Dos Originais
a) Os arquivos enviados, mesmo que não selecionados, não serão devolvidos.
b) Os autores das obras selecionadas deverão enviar ou entregar os originais de seus trabalhos (quando não realizados integralmente por meio eletrônico) ao endereço da Promotora, no período máximo de 1 semana após a divulgação do resultado da seleção.

8) Outras Questões
As questões não previstas aqui serão resolvidas pela Promotora, cujas decisões são soberanas e irrevogáveis.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Prêmios

PRÊMIOS

1997- 1° Concurso de Desenho: "No Papel da Comunicação” - TELERJ
1 LUGAR/HISTÓRIA EM QUADRINHOS
2000

2000- Concurso Band Kids/TV
DESTAQUE/ILUSTRAÇÃO
7° Salão Internacional de Humor de Caratinga- Minas Gerais-MG.
MENÇÃO HONROSA/CARICATURA
2006

2006 - 24° Salão Internacional de Humor do Piauí
MENÇÃO HONROSA/CARICATURA
International Cartoon Contest-Kozuchowski Ósroder Kultury I Sportu "Zamek"-Polond-
2° LUGAR/CARTUN

2007

5º Salão de Humor de Mogi Guaçu (SP)
1 LUGAR/CARICATURA
1 LUGAR/QUADRINHOS
2007 - XV Bienal Internacional del Humor de Cuba
1 LUGAR/CARICATURA
10ªMostra Maranhense de humor 2007
1 LUGAR/CARTUM
14° Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto 2007
1 LUGAR/CARICATURA
33ºSalão internacional de Humor de Piracicaba São Paulo 2007
1 LUGAR/CARICATURA
Troféu especial Zélio de Ouro 2007
3ºSalão Internacional de Humor Paraguaçu Paulista
MENÇÃO HONROSA/CARICATURA
6ºSalão de Humor de Canoas – RS
1 LUGAR/CARTUM

2008

2008-VI Salão Nacional de Humor em Mogi-Guaçu/SP
MENÇÃO HONROSA/CARTUM
1 LUGAR/CARICATURA
1 LUGAR/HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
I FESTIVAL INTERNACIONAL DE MENÇÕES HONROSAS – 2008 / BRASIL
MENÇÃO HONROSA/CARICATURA
MENÇÃO HONROSA/CARTUM(Especial)
XVI Salão Int. de Desenho Para Imprensa
MENÇÃO HONROSA/CARICATURA
XIX SALÃO CARIOCA INTERNACIONAL DE HUMOR
PRÊMIO CATÁLOGO/ CHARGE
XV Salão de Humor de Ribeirão Preto- SP
2º Prêmio Aquisitivo/ Cartum
IV Salão Internacional de Humor de Paraguaçu Paulista-2008
Menção Honrosa na categoria caricatura.
7º salão de humor de Cerquilho - SP 1° Lugar/ Quadrinhos
1º Salão Internacional Pátio Brasil de Humor Sobre Meio Ambiente / Menção Honrosa.
IV SALÃO DE HUMOR DE LIMEIRA SP 2008. Premio: Título Máximo da edição, Conjunto da obra.
7º Salão de Humor de Canoas 2008. Premio: 3º lugar/HISTÓRIA EM QUADRINHOS
.
2009.
8º salão de humor de Cerquilho - SP 1° Lugar/ Cartum
XVII Salão Int. de Desenho Para Imprensa
MENÇÃO HONROSA/CARICATURA
Prêmio especial no 1° salão de humor de Juiz de Fora
1°Salão de Humor de Campinas 2009
1° Lugar/ Caricatura

2010 .
XVII Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto.
1°Lugar/ Cartum.
IV "Nosorog's Magazine. Menção Honrosa/ caricatura
XVIII Salão Internacional de Desenho para Imprensa.
1°Lugar/Cartum
Instituto Memória Musical Brasileira.

2011
1° Lugar/ Caricatura classificada e que farão parte, em 2011, do livro "Noel é 100"
1º Lugar - categoria Caricatura. (Ferreira Gullar) 1º CARTUMPIXABA 2011
1º Lugar - categoria caricatura Salão de humor de Ribeirão Preto -SP 2011
2º Lugar - categoria cartum Salão de humor de Ribeirão Preto -SP 2011

2012
EXCELLENT PRIZE THE FIRST INTERNATIONAL CARICATURE ART COMPETITION CHINA RED MAN - 2012
1º e 2º lugar – categoria caricatura. 25ºSalão de Humor de Volta Redonda
2013
18th INTERNATIONAL CARTOON EXHIBITION ZAGREB 2013
ZAGREB, Croatia / 1º lugar Caricatura
5ºSalão de Humor de Juiz de Fora "Funalfa" - MG. Menção Honrosa.